Acessórios




É fundamental a seleção de alguns acessórios para ajudar e melhorar o desempenho do Sistema HiFi ou Cinema em Casa. Os cabos de interligação de Audio e cabos de colunas, os suportes de colunas ou móveis de HiFi à partida são investimentos importantes que devemos incluir no orçamento inicial do sistema. Mais tarde, caso Amplificador permita o normal é evoluir para um cabo de corrente. E por ai....




A utilização de cabos é essencial para qualquer sistema de som, o cabo de colunas e o cabo de interligação de Audio devem ser uns bons condutores de sinal entre os elementos de HiFi e do Amplificador para as Colunas, o recomendado é um cabo dentro da mesma categoria do sistema de som. Um cabo com um bom isolamento, uma boa blindagem e uns conectores com banho a ouro são certamente um boa solução, existem marcas com excelentes opções e uma relação qualidade preço muito aceitável.
O mesmo para o cabo de Coluna, para investimento não ser muito elevado as colunas devem ficar até 2 metros do Amplificador assim apenas precisa de aproximadamente 5 metros de cabo de colunas, se não tem que fazer bem as contas, pois é obrigatório que a medida do cabo seja igual para as duas colunas mesmo que uma fique mais próxima que a outra. Mostre com orgulho os seus cabos de Audio!




O moveis de HiFi
Até podem ser esteticamente elegantes e fazer parte integrante da decoração da sala, mas o principal objetivo é o de colocar todos os elementos HiFi de uma forma segura, simples e fácil de manusear.
O grande desafio para os fabricantes de móveis de HiFi é conseguirem criar um bom isolamento que evite vibrações numa estrutura composta por vários materias como o ferro, a madeira ou o vidro.
As prateleiras isoladas e assentes em espigões ajudam no desempenho do sistema de som.



Suportes de Colunas
A importância dos suportes nas colunas é maior do que parece. O principal motivo é a colocação da coluna na altura ideal para se ouvir, normalmente entre os 60 e os 80 cm. Sei que é uma peça que mais parece um pedestal de ferro, mas por trás disso existe muita dedicação e técnica aplicada. Na forma do suporte, na qualidade das soldaduras e mesmo no acabamento exterior. Uma dica importante é o enchimento do suporte para eliminar qualquer tipo de ressonâncias, se tiverem oportunidade de fazer uma experiência onde possam ouvir uma coluna em cima de uns suportes normais e depois já com o enchimento vão confirmar a diferença no desempenho sonoro, é mesmo impressionante. No mercado existem produtos específicos para o enchimento de suportes de coluna, mas se quiserem podem optar por ir à praia e encher uns garrafões com areia para este fim, assim sempre poupam alguns euros que podem investir em música.




Uma dica importante é o enchimento do suporte para eliminar qualquer tipo de ressonâncias








Comentários