Lembram-se desta música?


Se há coisa que me deixa a pensar é quando me dizem;
- Tenho centenas de discos de vinil no sotão que eram do meu avô e nunca os ouvi! Estão lá arrumadinhos, como novos.

Fico quase sem respiração, aguardo alguns segundos e quando não aguento mais, pergunto. 
-Mas gostas de ouvir música?
-Claro, ligo umas colunas ao computador ou ao telemóvel, é muito mais fácil.



Sei que temos que respeitar este comportamento musical, mas tenho a certeza que muita desta gente se tivesse uma oportunidade de experimentar ouvir um destes discos num sistema HiFi ia sentir algo emocionalmente muito forte.
O simples fato de poder ouvir um disco que foi herança da família vai despertar alguma curiosidade por este conceito. Depois a magia do vinil faz o resto do trabalho, a qualidade, o detalhe e todo o ritual que carateriza este mundo motiva qualquer um, mesmo aqueles mais distraídos.




Das coisas que mais gozo me dá é quando tenho visitas pegar num disco de vinil, coloca-lo a tocar e reparar nas expressões, nos olhares e nas perguntas que vão surgindo espontaneamente. 
- Ouçam lá um bocadinho disto. Lembram-se desta música?
Automaticamente o bater do pé ou o abanar da cabeça começam a acompanhar aquele ritmo e as reações são de quem está a passar por um bom momento, talvez não o esqueçam tão rapidamente e passem esta mensagem nos dias seguintes com os colegas de trabalho e com outros amigos em conversas de café.
Será esta a nossa missão? Nós, os que gostamos de ouvir música podemos ser uma espécie de embaixadores dos discos de vinil, (agora que há embaixadores para quase tudo) e provocar estes momento únicos aos nossos amigos que têm fortunas incalculáveis guardadas em caixotes nas arrecadações, quem sabe se mais tarde nos pedem ajuda para escolher um Gira Discos!
Como diz o outro, “ouvir música, provoca emoções, sentimentos e faz bem à alma!”


Luis Santos



Comentários