Thorens, o Gira-Discos



A empresa fundada em St-Croix na Suíça em 1883 herdou o nome de família Hermann Thorens

Lembro-me muito bem da primeira vez que assisti a uma demonstração de um Gira Discos Thorens, o meu amigo Rui da Valentim de Carvalho na Av de Roma afinava estes Gira Discos como ninguém. 

Era um autêntico "espetáculo" ouvir como as Ortofon brilhavam no TD166, um modelo referencia daqueles tempos.


Foi no inicio dos anos 80 que o modelo TD 166 foi apresentado, em simultâneo com o TD147 e a versão MKII do mítico TD160. 

A empresa fundada em St-Croix na Suíça em 1883 herdou o nome de família Hermann Thorens, mas só a partir de 1957 tomou este rumo com a introdução do TD124, um clássico mais inclinado para os entusiastas do HiFi e que traçou o sucesso da companhia na industria de Gira Discos de grande qualidade.



Voltando à Av de Roma, em demonstração estava sempre um Gira Discos Thorens, ora a tocar com um fantástico sistema Quad, ora com o potente Nakamichi PA5/CA5 e colunas JBL.

Um belo dia chega-nos uma caixa com umas dimensões fora do comum e com um peso bastante razoável (aprox 15kg). Na guia de transporte informava apenas que se tratava de um Gira Discos Thorens, com o máximo dos cuidados lá o fomos desembalando.




O ano de 1988 ficou marcado para a Thorens com a apresentação do braço TP90 juntamente com aquele que foi o modelo de Gira Discos mais aclamado e distinguido na imprensa pelo seu design, o Thorens Concret. 

Como o nome indica um Gira Discos construído em Concret (uma mistura de materiais compostos onde se destaca o cimento), em cima um prato bastante robusto em vidro com 308mm e que pesava quase 3kg. Não é fantástico!



Lá estava o Concrete com um braço SME3009 e todo o seu charme num lugar de eleição da loja. 
Ainda naquela tarde ficou pronto para tocar, pois um Gira Discos só servem para tocar. Muitos foram aqueles que ficaram surpreendidos com este modelo e alguns tiveram mesmo oportunidade de levar um exemplar para casa.



Mais tarde a Thorens também se aventurou na eletrónica e lançou uma linha de Alta Fidelidade, “Thorens Consequence” com Amplificador de Potencia, Pre-Amplificador, Leitor de CDs e Radio FM com RDS. 

Teve os seus momentos de glória principalmente com os entusiastas da marca. 

Atualmente a Thorens tem mais de 10 modelos de Gira Discos na sua gama e continua a ser uma das grandes marcas de prestigio de HiFi, desde designs tradicionais até aos mais modernos modelos, construídos com grande rigor e  qualidade e que se adequam a qualquer decoração de interiores.


Curiosidade; manual de instalação Thorens
 Luis Santos


Comentários