Dynaudio Excite X14A – inteligente, compacta, activa




O especialista de colunas de high-end Dinamarquês Dynaudio desenvolveu a Excite X14A, uma coluna high-end activa compacta.
Integrando poderosos amplificadores digitais, tweeters e woofers proprietários Dynaudio, Processamento digital de som avançado e integrando configurações de utilizador para ajustar finamente o som de acordo com a acústica da sala ou respectivas preferências. A Excite X14A é a coluna activa ideal para sistemas inteligentes de áudio moderno, apenas necessita de ligar uma fonte de sinal áudio com controlo de volume.

Baseado no vasto conhecimento e experiência da Dynaudio na elaboração de monitores de estúdio activos e colunas compactas para Hi-Fi caseiro altamente referenciadas, as unidades da X14A foram construídas para se adaptarem à amplificação e esta desenvolvida em função das primeiras. Tal cria o sistema de áudio compacto final: uma excelente coluna activa alimentada por um amplificador de potência perfeitamente adaptado à premiada Excite X14 passiva que lhe serve de base. A Excite X14A utiliza uma configuração de bi-amplificação para alcançar o melhor resultado: um amplificador digital de  50 watt para a unidade de médios graves e um segundo amplificador digital de 50 watt para o tweeter. A configuração de dois canais da X14A produz um sistema estéreo 2 x 100 watts altamente capaz. A Dynaudio integrou os mais avançados módulos de amplificação digital e DSP no projecto para complementar o tweeter de cúpula macia de alta qualidade e um woofer de longo curso em MSP (polímero de silicato de magnésio). Um desenho bass-reflex traseiro visa melhorar o desempenho das baixas frequências.





Após a primeira audição, a qualidade musical será imediatamente aparente: Limpa e aberta, ainda que perfeitamente equilibrada e refinada, com um desempenho de baixas frequências impressionantemente profundo e controlado para uma coluna do seu tamanho. Palco sonoro e imagem latente entre as duas colunas são excelentes, graças ao ajuste fino e meticuloso do DSP e optimização da amplificação digital.
A Excite X14A apresenta três opções de equalização que permitem ajustar o desempenho sónico ainda mais, como por exemplo, ao colocar a coluna perto de uma parede, canto ou em espaço livre. Os graves, médios e agudos podem também ser individualmente ajustados em três níveis. O filtro passa-alta (60 ou 80 Hz) permite que se combinam, opcionalmente, com um subwoofer. Com o filtro de alta frequência activado, as frequências de graves mais baixas serão filtradas para que possam ser reproduzidos por um sub dedicado como o Dynaudio Sub 250 II.


O painel traseiro da Excite X14A possui entradas RCA ou XLR. A sensibilidade de entrada pode ser ajustável em três níveis e a coluna pode ser parametrizada para ligar automaticamente com a entrada de sinal, ou para estar ligada em permanência.







A Excite X14A está disponível em quatro diferentes acabamentos: Branco acetinado, preto acetinado, Pau Rosa e Nogueira. Como todas as restantes colunas Dynaudio, a Excite X14A é construída segundo os mais altos padrões de qualidade na sede da empresa em

Skanderborg, Dinamarca.




A Dynaudio Excite X14A está disponível para audição na Fnac do Colombo.

A Dynaudio é representada em Portugal pela Smartaudio




Comentários