Audição na Audioteam




Às tantas Jorge Alves não parava de escolher discos e os presentes naquela sala não arredavam pé perante tal entusiasmo. O mestre está a “por” música!
A mesa do centro estava repleta de Lps, em cada disco escolhido havia sempre alguma coisa a dizer.

- Reparem agora neste pormenor. E aqui, estejam atentos a esta passagem. Agora o saxofone no lado direito.

Jorge Alves não estava apenas a por música, falava dos discos, falava das melhores faixas desses discos e falava do ótimo desempenho daquele equipamento.

Quando cheguei já se ouvia música, consegui um lugar bem destacado no sofá habitual daquela sala magnifica rodeada por Gira-Discos. A tocar estava o modelo preferido da casa, um elegante Gira-Discos baseado num projeto de engenharia sofisticado com anos de pesquisa, Well Tempered Lab, modelo Versalex.


Well Tempered Lab, modelo Versalex.


Foi fácil identificar o Amplificador que comandava as operações, mas o grande mistério era de onde saía aquele som tão envolvente, com detalhes tão pormenorizados, tão realista que sentia os músicos ali presentes a conviver connosco. Confesso que me deixou a pensar durante alguns segundos.
Tive que me levantar para perceber o que se estava a passar.
Foi então que alguém comentou que aquelas colunas são motivo de visitas periódicas de músicos da Orquestra da Gulbenkian que ali encontram uma grande proximidade com a sua realidade. Algo que faz todo o sentido.

A mesa do centro estava repleta de Lps, a voz inconfundível de Joan Baez mostrava toda a paixão em Diamonds And Rust In The Bullring, um registo da Acoustic Sounds (1989), que retrata o concerto de Bilbao, Espanha em 1988.

O novissimo Amused to Death de Roger Waters onde pedi para ouvir Perfect Sense que não me canso de ouvir a garra de P.P. Arnold.

Supertramp, Nina Simone, Coltrane são apenas alguns dos músicos que ali tocaram, a descontração apoderou-se de todos e terminamos a tarde a falar de música.






O aspeto visual das colunas à primeira vista não cativa, mas depois de perceber a delicadeza com que tratam a música, cada detalhe pormenorizado, rapidamente me apaixonei por aquelas caixas com uma forma estranha e imaginei-as na minha sala.

Shahinian acoustics, as colunas que ensinam a ouvir música, são um misto de emoções com a perfeição. 


“Dick Shahinian ainda muito jovem apercebeu-se quão longínqua era a gama dinâmica dos seus discos face à música ao vivo. Foi esta frustração que o iniciou no mundo do áudio, a convicção de que algo poderia ser feito."

"O objetivo não foi desafiar a comunidade áudio mas fazer notar que todo o som do universo é radial e não direcional.”

“O modelo ARC representa a essência da filosofia desta marca, é o resultado de 30 anos de investigação sobre a geometria e o design deste modelo compacto, elegante, flexível, ideal para a reprodução de instrumentos e vozes naturais. Reproduz uma sensação de espaço sem o mínimo de esforço, uma recriação convincente do momento real”.



Shahinian acoustics ARC



Para a história fica mais uma tarde entre amigos com música de muito boa qualidade e um equipamento de exceção que proporcionou uma fantástica experiência sonora


O sistema de som;

Rega Amplificador Osiris

Rega Pre Phono Aria

Well Tempered Lab, Gira-Discos Versalex com a cabeça Dynavector XX2
Colunas Shahinian acoustics, ARC



Luis Santos



Comentários