NAD Modular Design Construction




A alta-fidelidade à prova de futuro

O novo módulo MDC DD-BluOS permite a integração de componentes NAD em sistemas multi-room Bluesound

Ao contrário do que acontece com um computador de secretária, um componente de alta-fidelidade não é normalmente passível de ser atualizado: quando o mundo à sua volta evolui, torna-se obsoleto e tem de ser substituído.

E se durante décadas o mundo do som pouco se alterou, com a chegada do cinema-em-casa e dos seus formatos de áudio e vídeo em constante evolução e, mais recentemente, com o advento do áudio digital e do streaming de conteúdos, o ritmo da mudança acelerou fortemente.

Como resolver então o problema de obsolescência com equipamentos que custam por vezes muitos milhares de euros? Desde 2009 que a NAD Electronics, marca britânica desde sempre representada em Portugal pela Esotérico, propõe uma solução sob a forma da construção de conceção modular ou MDC – Modular Design Construction.





Os equipamentos de alta-fidelidade e de cinema-em-casa da NAD com conceção MDC distinguem-se por um desenho reminiscente dos computadores: uma placa de circuitos principal que suporta placas que nela encaixam de forma modular. Este conceito permite simplesmente trocar um módulo com outro de funcionalidades entretanto atualizadas ou, em equipamentos com suporte para vários módulos, acrescentar as funcionalidades pretendidas à medida das necessidades.



Por exemplo, o recente pré-amplificador estéreo Master Series M12 vem equipado com três módulos MDC mas possui ainda espaço para mais três. Já o novo NAD C 390DD é um amplificador Classe D com DAC que inclui um módulo MDC e espaço para mais dois. A vantagem é dupla: não só o equipamento base não tem de incluir desde logo uma infinidade de funções que provavelmente nunca irão ser usadas, como a sua longevidade é prolongada quase indefinidamente, uma vez que temos sempre à nossa disposição novos módulos MDC com as mais recentes tecnologias.



Quem adquiriu o NAD C 390DD fê-lo certamente a pensar em fontes digitais. Resolveu entretanto adquirir um gira-discos? Não há problema: o módulo analógico DD AP-1 oferece um pré-amplificador de gira-discos com equalização para células MM e MC de alta qualidade. Pretende conectividade de rede, incluindo suporte multi-room? Então o módulo MDC DD-BluOS é para si!

O MDC DD-BluOS permite facilmente integrar áudio de alta resolução, streaming de rede e conectividade Bluetooth aptX em diversos modelos NAD com conceção MDC – entre eles o C390DD Direct Digital DAC Amplifier, os NAD T 758; T777; T787 A/VSurround Sound Receivers, ou os Masters Series M12 Digital Preamp DAC e M17 AV Surround Sound Preamp Processor.
Este módulo suporta a integração com sistemas multi-room Bluesound incluindo controlo através de app para iOS ou Android. O módulo DD-BluOS é, na verdade, uma solução de música digital completa a um preço incrivelmente baixo.

Graças à construção de conceção modular é agora possível adicionar funcionalidade de rede BluOS e streaming a partir da rede local ou da Internet com gestão avançada de música ao NAD C 390DD, ao M12 e agora também aos receivers e processadores de AV da linha standard e Master Séries. Uma vez que se trata de um módulo interno, não há quaisquer cabos a ligar, ou fontes de alimentação adicionais; a integração com qualquer um destes equipamentos é absolutamente perfeita.



O módulo MDC DD-BluOS oferece ligação à rede com e sem fios (Ethernet e Wi-Fi) e modo de reprodução assíncrono para um desempenho com o menor jitter (ruído digital provocado por desfasamento temporal) possível e permitindo assim a reprodução de música armazenada em qualquer dispositivo da rede local ou diretamente a partir da Internet usando populares serviços de streaming tais como Spotify Connect, Tidal (serviço de streaming com qualidade de CD 16bits/44kHz sem compressão), TuneIn, Rdio e Slacker. E claro que é também possível a reprodução direta a partir de um disco USB ligado à porta USB incluída.

O controlo do sistema BluOS é realizado através de uma app gratuita para iOS, Android ou Kindle e ainda pode ser controlada através de aplicação desktop para PC e Mac. As funcionalidades oferecidas incluem Reprodução/Pausa/Saltar e uma integração perfeita entre a música armazenada em bibliotecas locais (como o iTunes) e serviços online. Os formatos suportados incluem ficheiros FLAC, ALAC e WAV com resoluções até 24 bit/192 kHz, reprodução contínua (gapless) e, claro, total compatibilidade com a gama de equipamentos multi-room da Bluesound.

Distribuído em Portugal pela Esotérico, o módulo NAD MDC DD-BluOS está já disponível no mercado por um preço sugerido de 449 euros. A gama NAD com arquitetura MDC inclui equipamentos a partir dos 1.099 euros.

Mais informações em Esotèrico NAD 






Comentários