2015, está a ser um bom ano para a industria da música streaming e de VINIL!



É sem duvida uma boa notícia para os amantes da música, de acordo com dados divulgados pela Recording Industry Association of America as vendas de música superaram as expetativas nos formatos de streaming e de vinil, será que também podemos comemorar?

Foi com triunfo que a imprensa musical recebeu o anúncio de Joshua Friedlander que as vendas de vinil aumentaram este ano 52% em relação ao primeiro semestre de 2015, o que equivale a cerca de £ 146m. Para além disso a receita referente a streaming de música também marcou com sinais muito positivos a indústria da música em geral.

A aposta no vinil de grandes lojas de retalho, o evento Record Store Day são fatores que ajudam cada vez mais no crescimento da venda deste formato. Em primeiro lugar é um enorme impulso para colecionadores, para os iniciantes possibilita a descoberta de uma experiência de audição única e finalmente motiva as bandas e artistas a gravarem os seus novos trabalhos ou mesmo reeditarem em vinil.


White Stripes '' Get Behind Me Satan " foi o numero um em vendas, este ano no Record Store Day.



Assim o formato mais penalizado volta a ser o CD com uma queda nas vendas de 17% (de acordo com The Independent)

Para terminar Friedlander comenta que "no geral, a indústria da música se tornou mais digital por intermédio de todos os meios de comunicação tradicionais" as estatísticas assim o dizem. Mas existe uma vantagem nisso, cada vez há mais fornecedores de música streaming competindo entre si para oferecer o melhor serviço aos seus clientes.

Resumido, em casa o Vinil, quando estamos em movimento rendemo-nos ao streaming.



Luis Santos





Comentários