Rega Gira-Discos RP8





O modelo RP8 é uma autêntica revolução da marca Inglesa, recorrendo a alguma inspiração do modelo Planar 9, construído com novos materiais e com uma apresentação esteticamente radical, bem visível na sua forma. 

Está equipado com o braço RB808 e um motor de baixa voltagem afinado electronicamente à mão.

No mundo da engenharia e das máquinas, a evolução é um processo natural e inevitável, bem patente nos automóveis e aviões que utilizamos, cada vez mais fiáveis, económicos e eficazes. 

A Rega sempre apostou e desenvolveu os seus próprios modelos e a experiência adquirida pelos seus engenheiros permitiu-lhe desenvolver e produzir cada vez melhores produtos.
Roy Gandy considera este modelo de gira-discos como o maior passo dado por ele e pela sua equipa desde sempre, através do aperfeiçoamento contínuo dos princípios da filosofia Rega: massa reduzida ao máximo, estrutura rígida, motores de baixa vibração, controlados eletronicamente, pratos de elevada inércia e braços muito rígidos.
O Rega RP8 é o primeiro modelo de um novo tipo, com estrutura “aberta” que, quando combinado com células de boa qualidade, oferece prestações sonoras do mais alto nível e uma excecional relação qualidade-preço.






O RB808 é um modelo totalmente redesenhado, construído à mão, por especialistas formados ao longo de muitos anos na Rega. Os rolamentos foram melhorados e são individualmente selecionados e emparelhados, garantindo ainda menor atrito e maior capacidade de extração de informação dos discos.
A chumaceira foi totalmente revista e redesenhada. 
O famoso tubo do braço, obtido a partir de um único molde de alumínio foi também redesenhado para uma melhor redistribuição da massa e redução das vibrações e ressonâncias.

A fonte de alimentação externa, de reduzidas dimensões, utiliza um gerador de sinusoides de baixa distorção e é regulada por um relógio de cristal. 
Este gerador, associado a uma fonte de alimentação regulada de alta qualidade, gera uma corrente alternada de 24 volts, de baixa distorção (menos de 0,05%) e imune às interferências e variações do setor. 
Esta fonte de alimentação assegura maior estabilidade de rotação e menos ruído induzido no motor. 



Chassis de tipo “aberto” de espuma “polyolefin

Contrariando a tendência geral, a Rega sempre desenvolveu e produziu chassis muito leves e rígidos para os seus gira-discos. A ideia é simples: o ruído indesejável, a nível microscópico, é produzido pelo motor e pelo veio do prato. Para além disso, a base pode captar as vibrações do ar produzidas pela música. Para resolver todos estes problemas, a Rega foi pioneira, desde a década de 70, na utilização de uma camada interna de aglomerado de madeira muito leve, associada a um revestimento interno de resina fenólica, colados e sob tensão. Esta técnica é empregue em numerosas áreas onde são necessárias estruturas simultaneamente leves e rígidas, tais como nas asas de avião ou nos chassis dos fórmula 1. A procura crescente de gira-discos permitiu que a Rega pesquisasse e desenvolvesse novas estruturas, ainda mais eficazes, para implementar em modelos como o RP8. Este modelo utiliza uma estrutura original e exclusiva, constituida por um cerne de espuma “polyolefin” e um revestimento de nitrogénio expandido ultra leve . A espuma “polyolefin” foi desenvolvida durante três anos, em exclusivo para a Rega, e permitiu obter uma base sete vezes mais leve do que a base original do gira-discos Planar 3.


Disponivel para audição na AudioTeam





Comentários