JBL História, Parte II


O Colapso

A Lansing Manufacturing estava em alta quando Ken Decker faleceu em 1939. Sem o talento de Decker para os negócios, a Lansing Manufacturing perdeu todo o seu fulgor. Em 1941 a única forma da empresa sobreviver seria vendê-la.

A Altec Service Corporation, empresa que se dedicava a manutenção e reparação dos sistemas áudio para cinemas, precisava de encontrar um fabricante para os componentes que utilizava. Em Dezembro de 1941, Altec comprou a Lansing Manufacturing por 50,000$ (equivalente a 730,000 $ nos dias de hoje).

Renomada como Altec Lansing Corporation, Jim Lansing, agora vice presidente no departamento de engenharia estava agora totalmente focado em desenvolver novas tecnologias. Ele e a sua equipa de engenheiros inventaram, entre outras, o sistema de colunas A-4, que se tornou num standard para as salas de cinema.

Mas Lansing estava habituado a dirigir a sua própria empresa e mal terminou o seu contrato de 5 anos abandonou a empresa.

Em Outubro de 1946, fundou a Lansing Sound Incorporated. Altec Lansing queixou-se do uso indevido do nome Lansing, obrigando Jim Lansing pouco tempo depois a batiza-la de James B. Lansing Sound Incorporated.

J.B.L. & JBL

Lansing rapidamente desenvolveu altifalantes para cinema. Os seus primeiros modelos eram muito semelhantes ao que havia desenvolvida na Altec Lansing.

Lansing era um engenheiro brilhante com grande ímpeto para a inovação e design, mas sem jeito para os negócios. A sua companhia perdeu bastante dinheiro e por volta de 1949 estava outra vez praticamente falida.

É sabido que Lansing sempre sofreu de algum estado depressivo. A 24 de Setembro de 1949, aparentemente deprimido pela forma com a situação da sua empresa se encontrava, Lansing suicidou-se.


Cortesia da Magnelusa


Comentários