Naim Mu-so Qb



Sistema de música sem fios rico em inovação

A empresa britânica Naim Audio, representada em Portugal exclusivamente pela Esotérico, apresenta o seu novo sistema de música sem fios compacto: o Mu-so Qb. Concebido pelos mesmos engenheiros de som por detrás do primeiro sistema multi-sala para audiófilos da marca, o Qb é uma autêntica maravilha da engenharia sonora, com características áudio desenvolvidas nos laboratórios da Naim, em Inglaterra.

A primeira coisa que chama a atenção são os seus contornos. Com uma caixa construída em polímero revestido a fibra vidro, base em acrílico e radiadores de graves passivos que ajudam a criar baixas frequências impressionantes – todos os milímetros de espaço foram aproveitados da melhor maneira.



Um dos maiores desafios com o Mu-so Qb foi precisamente configurar os altifalantes individuais dentro da pequena caixa. Os engenheiros da Naim integraram cinco drivers, arrumados de forma perfeita para criar uma dispersão assimétrica para a esquerda e para a direita. Neste arranjo estão dois tweeters de microfibra e dois drivers de médios, componentes alimentados por amplificadores de 50W. Para as baixas frequências, os dois radiadores de graves passivos trabalham de forma conjunta com um woofer e com amplificador de 100W para um som grave muito maior do que o tamanho do sistema deixa antever. Tudo junto, a amplificação do Mu-so Qb pode gerar um total de 300 watts!

No coração do Mu-so Qb está um processador digital de sinais de 32-bits – o mesmo componente de alta performance usado no primeiro sistema Mu-so. Ele controla o fluxo de informação da música para cada altifalante, recolhendo tudo aquilo que aNaim aprendeu ao conceber os melhores sistemas de áudio para automóveis Bentley. O sistema inclui duas configurações de equalização, para a melhor qualidade de som quando a unidade está perto ou longe de qualquer parede. O resultado final é uma experiência áudio sem distorção, altifalantes precisos e som expansivo de meter os cabelos em pé.


A conetividade é simultaneamente avançada e simples de usar, incluindo AirPlay, Bluetooth®/aptX®, Spotify Connect®, TIDAL, UPnP™ (stream de música a partir de um PC, Mac ou sistema de armazenamento em rede em alta resolução), rádio na Internet, USB, entradas analógica e digital, e aplicação para Apple iOS e Android, através da qual é possível colocar milhões de faixas na ponta dos dedos.

É também possível combinar o Mu-so Qb, Mu-so e outros produtos streaming da Naim numa derradeira experiência multi-sala. Basta sincronizar as unidades para reproduzir a mesma música num total de até cinco divisões, ou colocar músicas e volumes diferentes em outras tantas localizações.

Finalmente, a Mu-so Qb permite um grau de personalização raramente ao alcance de sistemas similares, estando disponíveis grelhas em Deep Blue, Vibrant Red e Burnt Orange para adornar o sistema e permitir uma integração mais elegante na divisão desejada.

O Naim Mu-so Qb está já disponível em Portugal, através da Esotérico, com um preço sugerido de lançamento de 799€.




Comentários