O Som do Silêncio



Como se escreve uma letra para uma canção.

Porque as melhores ideias surgem-me quando estou quase a adormecer, ou quando sinto que estive todo o dia a perder tempo, ou a trabalhar sem pensar, o que pode significar exatamente a mesma coisa.

Quer seja um inconsciente coletivo ou não, seja qual for a gaveta de onde a retiro. É por isso que escrever canções acidentalmente é tão importante, e criar as condições para que isso possa acontecer ou, como digo chegar à conclusão de que qualquer coisa mágica possa atravessar a minha sala. Se sinto que poderá ser algo de génio também sei que está a uma longa distância de alcançá-la.

Quando sei que passei metade da minha vida a ouvir grandes génios da música o que me deixa a mim de rastos é chegar à conclusão que por razões comercias repentinamente, perderam completamente o seu talento e começam a fazer musica que não presta, a chamada musica de fast-food. 
Come mastiga e perde sabor. Como é que esta pessoa, que incendiava a minha imaginação ficou sem ideias?

Quando as pessoas estão absorvidas pela cultura e saem, ouvem música, a música é simplesmente parte de todos os momentos em que estão acordados, e consequentemente, parte dos seus períodos de sono, dos seus sonhos. 
A vida fica vazia de outros amores.

O que tento é continuar a ter o prazer da música. É onde me é dado o luxo de sonhar.

Um boa letra pode surgir assim, tão simplesmente quando vejo algo ou alguém que me inspira e do nada penso:

Eu tenho uma pequena ideia que gostaria de experimentar.

É assim que me imagino, se alguma vez pudesse ter a magnitude de saber escrever a letra de uma verdadeira canção.



Carla Almeida
março 2016





Comentários