Unison Research: o fascínio das válvulas




A nova representação da Supportview é uma empresa italiana 
que funde arte e tecnologia em equipamentos de alta fidelidade 
com eletrónica baseada em válvulas.

A Supportview anuncia a representação da Unison Research, empresa italiana especializada na criação de equipamentos de alta-fidelidade de eletrónica baseada em válvulas.

Tal como aconteceu com o vinilo face às fontes digitais, também as válvulas nunca cederam totalmente o lugar aos transístores (e circuitos integrados) no que diz respeito à amplificação e até hoje continuamos a ter empresas especializadas neste tipo de produtos, onde a Unison Research é uma referência.

Fundada em 1987 por um grupo de audiófilos apaixonados liderado pelo engenheiro Giovanni Maria Sacchetti, esta empresa ficou-se desde o início na conceção e produção de amplificadores a válvulas com uma extraordinária relação preço/qualidade. O seu primeiro amplificador foi o Triode20; o seu sucessor, o lendário Simply Two, permitiu à empresa estabelecer rapidamente a sua reputação internacional como criadora de produtos de exceção.

A Unison Research acredita que um sistema destinado à reprodução de música de alta-fidelidade não constitui apenas um prazer para os ouvidos, mas deve ser também uma peça de grande beleza visual. Por isso, além do som quente e suave que só as válvulas permitem oferecer, todos os produtos da Unison Research se caracterizam pelo estilo elegante, atenção ao detalhe e utilização de materiais de alta qualidade – onde o metal e a madeira representam um papel fundamental.

A marca possui duas gamas principais, uma totalmente baseada em válvulas e a outra, designada “Unico”, com eletrónica híbrida (transístores e válvulas). Entre os primeiros equipamentos a chegar a Portugal contam-se o amplificador integrado a válvulas Simply Italy e o amplificador integrado de eletrónica híbrida Unico Primo.



Unison Research Simply Italy

O Simply Italy é o amplificador estéreo integrado a válvulas mais acessível da Unison Research (PVP sugerido: 1.950€). Criado na sequência do lendário Simply Two, O Simply Italy possui um desenho mais eficiente que oferece uma qualidade de som melhorada bem como uma melhor fiabilidade e tempo de vida das válvulas.

O seu chassis em metal e madeira incorpora um circuito com quatro válvulas bem como um total de cinco entradas para fontes analógicas.


Quando conjugado com colunas de elevada sensibilidade, a sua potência de saída modesta de 2x12 watts permite-lhe mesmo assim níveis de pressão sonora perfeitamente adequados a uma sala de médias dimensões.


Unison Research Unico Primo


O Unico Primo é um amplificador integrado com eletrónica híbrida de transístores e válvulas, que oferece elevada potência de amplificação (2x80 watts) mantendo o caráter suave característico da amplificação a válvulas. Além disso, possui um total de seis entradas para fontes analógicas bem como duas saídas – uma delas para subwoofer.

A utilização de oito terminais de coluna permite utilizar quatro pares de cabos para bi-cablar colunas. Um controlo remoto por infravermelhos completa o conjunto, cujo preço sugerido é de 1.680€.



Comentários