EAT Gira-Discos Forte S



A EAT surgiu como fabricante de válvulas de áudio de qualidade superior, que continuam a ser o núcleo da sua actividade.

Contudo, rapidamente conquistou reputação como fabricante dos melhores gira-discos; primeiro o Forte e de seguida o Forte S, um modelo mais pequeno do original; ambos aclamados mundialmente pela imprensa da especialidade.

Após o lançamento do impressionante modelo Forte, a EAT lança o seu irmão mais novo Forte S. 
A letra "S” significa "small”, portanto, mais pequeno. Na realidade não há nada de pequeno neste modelo e a sigla até pode ser vista como uma boa piada.

Reduziram o tamanho do enorme prato de 40cm para 36cm e o seu peso de 20kg para 15kg. Mesmo assim é surpreendente se o compararmos com os tradicionais pratos de 30cm. O sentido deste prato é possuir o máximo possível de massa em movimento para além dos limites fisicos do próprio disco, tornando-se assim o seu momento de rotação mais eficaz e reduzindo o esforço do motor. É assim possível dizer: o dobro do diametro e quatro vezes mais qualidade de som.




O prato incorpora no seu interior sorbotano actuando como um material de damping e no seu exterior possui um mate produzido com vinyl reciclado também este actuando como um material de damping e tornando-o completamente silencioso.

Uma construção magnifica com veio invertido e com uma esfera cerâmica no seu topo.A pressão na esfera é reduzida por dois enorme imans de neodimio que suportam o prato e dão conta da maior parte da carga do enorme e pesado prato. O Forte possuí dois motores num chassi separado, o resultado são os seus imponentes 70cm de largura.

O EAT Forte S tem "apenas” 55cm de largura e um único chassis. Possuí na mesma dois motores mas estão embutidos simetricamente no chassis no seu lado esquerdo, portanto não necessita de duas correias de diferentes comprimentos como o grande EAT Forte. Operar o motor é agora mais simples graças ao seu painel de três botões: 33.3rpm, 45rpm e on/off.




Tanto o Forte como o Forte S vêm equipados com pés magnéticos, que funcionam como um sub chassis. O Forte S utiliza quatro pés magnéticos com ajuste de altura. Isto proporciona uma impressionante baixa frequência de ressonância e um excelente amortecimento do sistema completo. Distorções standard não têm qualquer significado para o S ou para o seu irmão.

O Forte S está disponível em duas versões, preto lacado piano e Makassar de alto brilho (madeira ébano).


Cortesia da Imacustica

Comentários