Hegel History





Bent Holter, estudante na Universidade Técnica de Trondheim (NTNU) na Noruega decidiu fazer uma tese sob o design original do amplificador a transístor, segundo Holter com esta tese resolvia todos os problemas dos sistemas HiFi clássicos, sendo o inimigo número um a distorção harmónica.

Decorria então o ano de 1988, Holter continuava a sua batalha quando decide colocar de lado todos os esquemas clássicos para desenvolver um projeto que mais tarde se tornou a base do que conhecemos hoje em dia como SoundEngine Technology.

Nas horas vagas Bent Holter tocava numa banda de rock-metal (The Hegel Band), e foi Holter que sozinho, construiu os amplificadores que a banda utilizava nos concertos ao vivo, ideias e projectos não lhe faltavam, o que lhe faltava era um investidor, e eis que aparece ajuda da Telenor, uma empresa operadora de telecomunicações na Noruega, com sede localizada na Fornebu, perto de Oslo, que acreditou no projecto de Holter.

DAC HD12





Os anos 90 foram um período de prosperidade para a marca. Primeiro, patentearam a tecnologia SoundEngine, mais tarde o desenvolvimento de um DAC (1994) e o lançamento do primeiro Leitor de CD (1996). Nos oito anos seguintes a empresa melhorou a sua gama de produtos e gerou ainda mais lucros.

E em plena crise financeira, quando a maioria das empresas do sector optou por uma estratégia defensiva com redução de custos, por estas bandas contrataram-se novos engenheiros para trabalhar em novos projectos que resultaram em novos conversores D/A.




Atualmente a Hegel é uma das marcas melhor estabelecidas no mercado de Hi-Fi, produz Amplificadores Integrados, Pré-Amplificadores e Amplificadores de Potência, assim como Leitores de CD e alguns dos Conversores mais modernos e sofisticados.

Com presença assídua na imprensa de especialidade, a marca Norueguesa de Bent Holter foi reconhecida nos últimos 2 anos pela Eisa (Associação Europeia de Imagem e Som) e dois dos seus produtos receberam mesmo o Prémio de melhor produto na sua categoria,

O Hegel H160 recebeu o Prémio Eisa para melhor Amplificador Integrado 2015-2016

O Hegel HD30 acaba de receber o prémio para melhor DAC High-End 2016-2017









A Tecnologia SoundEngine foi apenas um começo. Hoje a Hegel tem pantenteado uma série de tecnologias e está presente com os seus produtos em 32 países.

Por cá, consulte a Ajasom para ter uma experiência HEGEL





Luis Santos

Comentários