QUAD Vena - Um concentrado de modernidade clássica






A fusão da tradição do design britânico com funcionalidades da era digital deu origem ao amplificador integrado Quad Vena.

Criado a pensar no amante da música do século XXI – mas, ao mesmo tempo, com tudo o que é clássico e tradicional na QUAD – o Vena é um amplificador integrado estéreo com capacidades de reprodução de música digital e sem fios da mais alta qualidade.

Disponível no tradicional “Lencaster Grey” ou com acabamentos em branco e preto lacado ou em madeira envernizada, o QUAD Vena oferece 2x45 Watts de potência num projeto moderno que apela quer aos audiófilos mais exigentes quer aos que preferem a conveniência do Bluetooth mas sem sacrifício da qualidade sonora.

A filosofia da QUAD que presidiu à criação do Vena é a mesma que a marca adotou desde 1936 e manteve inalterada ao longo de décadas de produtos de elevadíssima qualidade: A maior aproximação possível ao som original (“The Closest approach to the original sound”).






E foi esta abordagem que a QUAD manteve, mesmo que hoje a forma de consumirmos música tenha evoluído de forma dramática – do vinilo para o CD, do digital em suporte físico para o streaming através de ligações com e sem fios, tudo isto controlado através de dispositivos móveis digitais.

A conveniência de poder aceder a bibliotecas digitais repletas de uma vida inteira de música é o sonho concretizado do melómano do século XXI.


O desafio que a QUAD enfrentou com o Vena consistiu nada mais, nada menos na criação de um novo amplificador integrado que, fiel à sua filosófica original, fosse capaz de enfrentar os novos desafios da música digital.
O Vena foi buscar todo o know-how e herança tecnológica da QUAD para oferecer um produto fácil de usar e que fosse a interface perfeita para fontes analógicas, digitais e transmissão sem fios.
O formato físico da caixa do Vena só parece estranho a quem não conhece os produtos clássicos da QUAD, uma vez que as proporções e os detalhes de design foram retirados diretamente dos lendários equipamentos que a marca produziu nos anos 70 – o que prova o quanto avançado para o seu tempo estava o design da marca inglesa.



Nada falta do Vena para oferecer o que é preciso a um moderno sistema de alta-fidelidade. Duas entradas analógicas permitem acomodar fontes como gira-discos (através de um pré-amplificador específico) ou sintonizadores de rádio, enquanto nada menos do que cinco entradas digitais (duas óticas, uma coaxial e duas USB) permitem a ligação a um admirável mundo novo de música. Quanto à transmissão sem fios a partir de dispositivos móveis, o QUAD Vena suporta Bluetooth com o codec de alta qualidade e baixa latência aptX.
Para os possuidores de dispositivos Apple (iPhone, iPod e iPad), o Vena permite a transmissão direta de áudio digital através de uma ligação USB tipo A standard. O sinal é depois passado para o DAC (conversor digital/analógico) de alta qualidade do Vena, que oferece uma frequência de amostragem até 192kHz/24-bit.

O conjunto é completado por uma saída de auscultadores de alta qualidade.
Os 90 Watts (2x45) de potência do Vena são mais do que suficientes para encher uma sala de som de alta qualidade – especialmente se for ligado a um par de colunas QUAD S Series. Contudo, a presença de saídas digitais e um “pre-out” analógico permitem ao Vena ser usado como pré-amplificador de controlo e ser ligado a um amplificador externo mais potente, caso necessário.
Contudo, qualquer que seja o contexto de utilização do Vena, o resultado é sempre o mesmo. Ou seja, o que iremos obter será “a maior aproximação possível ao som original”.



O QUAD Vena está já disponível em Portugal com um PVP sugerido de 870 euros (Lencaster Grey). O PVP para as versões com acabamento em madeira lacada ou envernizada é de 960 euros.


Para mais informações contacte a Esotérico 


Comentários