JBL História, Parte I



A JBL foi fundada por James Bullough Lansing, considerado como sendo possivelmente um génio maníaco depressivo, inventou praticamente tudo o que podia, até mesmo o seu próprio nome

Nasceu como James Martini a 14 de Janeiro de 1902 em Macoupin County, Illinois, filho de Henry Martini e Grace Erbs Martini. 

O estado de Macoupin situado a norte de St. Louis, era uma zona agrícola e de extração mineira, o seu Pai Henry Martini era 
Engenheiro Mineiro.

O jovem James ( 9º Filho de 14 irmãos ) rapidamente se mostrou fascinado pela Engenharia e maquinaria. Por volta dos seus 12 anos de idade, o jovem James construiu um pequeno transmissor com potencia suficiente para interferir numa emissão de rádio local.

James frequentou ensino o secundário e superior em Springfield, Illinois, tirou cursos numa escola profissional, mas nunca terminou 
o seu curso de engenharia. A certa altura da sua maioridade, adoptou o sobrenome de Bullough (família que conheceu nos seus últimos anos de adolescência) e por razões que não sabemos apurar, alterou o seu último nome para Lansing.

James passou os primeiros anos de 1920 como mecânico de automóveis. Depois da morte da sua mãe em 1924, James mudou-se para Salt Lake City. Aqui havia aparentemente lugar para um talentoso e ambicioso jovem, apaixonado por maquinaria elétrica. James tornou-se engenheiro numa rádio local.

Mas ele queria mais. Pouco depois de chegar a Salt Lake City fundou a Lansing Manufacturing Company, iria construir altifalantes para Rádio. Pouco depois conheceu Ken Decker, que iria dirigir toda a área financeira e marketing, para que Lansing pudesse concentra-se apenas na concepção e tecnologia.

Nesta altura Salt Lake City não era o centro da fabricação dos componentes electrónicos, Lansing mudou-se para Los Angeles em 1927.



Bem vindo a Hollywood 



O seu timing era perfeiro. A 6 de Outubro, a Warner Brothers apresentou o 
1º filme falado da altura, The Jazz Singer. O filme foi um tremendo sucesso, 
de tal forma que todos os estúdios em Hollywood subitamente quiseram encomendar equipamento de som para todas as suas salas de cinema. 


Infelizmente os filmes falados demonstraram estar além da capacidade de inovação de Douglas Shearer, Engenheiro chefe da Metro-Goldwyn-Mayer. 
MGM, o maior e mais prestigiado estúdio de Hollywood, especializado em musicais necessitavam de equipamentos com elevada performance acústica para os seus filmes. 


Shearer consultou vários entendidos na area que indicaram Lansing como a pessoa mais indicada para melhorar o som dos seus cinema. De 1933 a 1935, Shearer e Lansing desenvolveram altifalantes de corneta atingindo performances acústicas nunca antes observadas. Trabalharam de tal forma que em 1936 a Academy of Motion Picture Arts and Sciences atribuíram um premio por desempenho de excelência.




Cortesia da Magnelusa


Comentários