JBL História, Parte IV


JBL, & Harman 

Sidney Harman fundador (com Bernand Kardon) da companhia de áudio conhecida como Harman Kardon. A Harman Kardon tinha na 
sua génese a inovação, tendo criado (entre outros) o 1º receptor estéreo do mercado.

Mas a Harman desejava um maior crescimento. Com o passar dos anos a Harman Kardon tornou-se muito prospera de tal forma que a veio a adquirir a Jervis Corporation, empresa sediada em Nova Jervis tentou então adquirir a JBL.

Cerca de 20 anos após a criação de um dos maiores sucessos na industria do áudio, William Thomas estava disposto a vender a empresa. O negocio concretizou-se então em 1969. A JBL agora pertencia à Jervis, que seria mais tarde renomada como Harman Internacional Industries, Incorporated. Arnold Wolf, designer da JBL Paragon (também do logo da marca) tornou-se no presidente da JBL.






Crescimento da JBL

No seio da Harman, a JBL atingiu a dimensão próxima que que representa hoje, uma empresa de áudio com conhecimento único 
na concepção de equipamentos para cinema, sistemas de som para estúdios de gravação com aplicação nos aparelhos caseiros. 
Em 1969, a JBL utilizou a tecnologia dos seus famosos monitores de estúdio 4310 e 4311 no modelo caseiro L100. Este modelo tornou-se num enorme sucesso, tendo vendido mais de 100,000 unidades durante a década de 70.

Em adição à sua tecnologia existente, a JBL passou grande parte da década de 70 e 80 no desenvolvimento de novos ícones de inovação na industria do áudio. A meio da década de 70 por exemplo, os engenheiros da JBL desenvolveram a Symmectrical Field Geometry™, tecnologia que reduz substancialmente a distorção sónica dos altifalantes. Poucos anos depois os engenheiros criaram 
a revolucionária tecnologia Bi-Radial® horn, que possibilita a melhoria da performance acústica frequências especificas.






Entretanto a estrutura global da Harman Internacional permitiu que a JBL chegasse a mercados que de outra forma dificilmente chegaria ou comprariam produtos JBL. A companhia passou por exemplo a ter uma presença muito forte no Japão. Desde os anos
80 que os altifalantes ultra High end da JBL, como é o exemplo das prestigiadas K2 ou das Everest DD6600 que conquistaram variadíssimas menções honrosas nas revistas de áudio da especialidade, traduzindo toda esta analise positiva em massivas vendas nas lojas Japonesas da especialidade.



Cortesia da Magnelusa




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