Pro-Ject com 3 modelos de Gira Discos na lista dos 5 melhores até aos 500€


Uma boa noticia desta semana foi o anuncio numa revista de especialidade da contínua procura por Gira Discos, leva-nos a pensar que não é só uma moda como se fala, mas é sim um estilo de vida apreciado por muitos, baseado numa experiência de audição única.
Numa escala até aos € 500, 3 dos modelos premiados são da marca Pro-ject Audio, mostra a dedicação desta marca Austríaca a esta categoria de produto.





Pro-Ject Elemental
É um modelo de entrada de gama da marca, plug&play equipado com uma cabeça Ortofon. Está assente numa plataforma simples mas que ao mesmo tempo o torna num modelo diferente do habitual, fica com um design mais moderno. Totalmente manual.
Está também disponível a versão USB que inclui de origem uma box que permite a passagem dos discos de vinil para o PC. Mais recentemente apareceu o modelo Esprit, que apenas com a introdução do prato em acrílico consegue "dar uma nova vida ao Gira Discos", como diz a Pro-Ject.


Outro modelo desta lista é o Pro-ject Essential II, o desempenho deste modelo é muito semelhante ao Elemental, ligeiras alterações como a plataforma tradicional e uma evolução no braço que passa a ser um 8.6” em alumínio.  Por isto parece ser um Gira Discos mais robusto. É considerado um
modelo de entrada no mundo Audiófilo com uma boa relação qualidade /preço.
Está também disponível nas versões USB e Esprit



No topo da tabela está o Debut Carbon, modelo mais uma vez premiado.  Um Gira Discos de gama superior que evolui com o passar dos anos, com o Debut Carbon todas as atenções são poucas, um acabamento nobre com um braço em carbono e uma plataforma em lacado, disponível em 7 cores. Dá um pouco mais de trabalho nos ajustes e em toda a afinação possível, mas o resultado é fantástico, um som com grande clareza e detalhe. Disponível com a Ortofon OM10 ou com a 2M Red e nas versões USB e Esprit.


Numa época de tendências para formatos de música digital é de louvar os que mantém esta “Fúria do vinil”.
Luis Santos




Comentários