iFi iCAN Amplificador de Auscultadores



Hoje é dia de auscultadores, essa moda que recentemente se implantou nos mercados mundiais e que mais não é que uma forma de obtermos os nossos próprios concertos...mas privados claro está, quer em movimento, quer no conforto do sofá lá de casa.

Como não podia deixar de ser, também aqui a iFi tem uma palavra a dizer. Sim porque nem todos os auscultadores ou in-ears (aqueles pequeninos ‘supositorios’) nasceram iguais, nem tão pouco os amplificadores que os alimentam, podem ser iguais. Desenganem-se aqueles que pensam que atacar um auscultador com um qualquer dispositivo móvel, é o mesmo que o fazer com um bom amplificador de auscultadores.

Digamos que o resultado pode ser o mesmo que tentar ‘atacar’ uma coluna topo de gama com um qualquer receiver de Cinema em Casa. Tocar, toca, mas não vai ser a mesma coisa, o ganho, a dinâmica, o impacto de graves, a transparência, entre outras coisas, simplesmente não estarão lá. Aliás alguns auscultadores mais exigentes, podem ver a sua resposta em frequência completamente alterada, por insuficiência de amplificação.




Mas desengane-se igualmente aquele que pensa que é necessário gastar este mundo e o outro para ter um bom amplificador de auscultadores. É aqui que mais uma vez a iFi tem uma palavra a dizer.

Neste momento diria que existem na iFi duas vias de resolver o problema de uma boa amplificação para auscultadores: quer pela via dos amplificadores dedicados para auscultadores e que apenas recebem sinais analógicos, quer pela vias dos seus DAC’s, que permitem receber sinais analógicos, mas também digitais.

Sobre estes últimos falaremos nos próximos dias. Como tal concentremo-nos hoje, no nano iCAN. Estamos em presença de um amplificador de auscultadores relativamente pequeno, sensivelmente do tamanho de maço de cigarros.





O nano como bom portátil que é, funciona com uma bateria de lítio, proporcionando mais de 70 horas de autonomia.

Pode receber sinal, quer pela sua entrada mini-jack 3,5mm, quer pelas entradas RCA, caso pretenda ligar a um qualquer amplificador de hi-fi ou aparelho sem saída para auscultadores.

Utilizando a bateria, o nano iCAN pode ser usado em movimento ligado a um qualquer iPod, iPhone ou tablet iOS ou Android, mas também pode ser ligado através da sua alimentação ultra silenciosa de 9V para uma audição “caseira” ligado a auscultadores de alta performance. Acha que tem pouco ganho para um auscultador mais difícil, dois selectores na parte de baixo incrementam adicionalmente o ganho em 6 ou 18dB’s.




O pequeno nano iCAN utiliza no seu interior a tecnologia direct drive, não possuindo qualquer condensador de acoplamento de saída, criando assim um caminho de sinal mais directo, retendo de forma mais fácil a essência da música, proporcionando maior transparência e graves mais profundos.


Comentários