Bent Holter, estudante na Universidade Técnica de Trondheim (NTNU) na Noruega decidiu fazer uma tese sob o design original do amplificador a transístor, segundo Holter com esta tese resolvia todos os problemas dos sistemas HiFi clássicos, sendo o inimigo número um a distorção harmónica.
Decorria então o ano de 1988, Holter continuava a sua batalha quando decide colocar de lado todos os esquemas clássicos para desenvolver um projeto que mais tarde se tornou a base do que conhecemos hoje em dia como SoundEngine Technology.
![]() |
DAC HD12
Os anos 90 foram um período de prosperidade para a marca. Primeiro, patentearam a tecnologia SoundEngine, mais tarde o desenvolvimento de um DAC (1994) e o lançamento do primeiro Leitor de CD (1996). Nos oito anos seguintes a empresa melhorou a sua gama de produtos e gerou ainda mais lucros.
E em plena crise financeira, quando a maioria das empresas do sector optou por uma estratégia defensiva com redução de custos, por estas bandas contrataram-se novos engenheiros para trabalhar em novos projectos que resultaram em novos conversores D/A.
|
Atualmente a Hegel é uma das marcas melhor estabelecidas no mercado de Hi-Fi, produz Amplificadores Integrados, Pré-Amplificadores e Amplificadores de Potência, assim como Leitores de CD e alguns dos Conversores mais modernos e sofisticados.
Com presença assídua na imprensa de especialidade, a marca Norueguesa de Bent Holter foi reconhecida nos últimos 2 anos pela Eisa (Associação Europeia de Imagem e Som) e dois dos seus produtos receberam mesmo o Prémio de melhor produto na sua categoria,
O Hegel H160 recebeu o Prémio Eisa para melhor Amplificador Integrado 2015-2016
O Hegel HD30 acaba de receber o prémio para melhor DAC High-End 2016-2017


A Tecnologia SoundEngine foi apenas um começo. Hoje a Hegel tem pantenteado uma série de tecnologias e está presente com os seus produtos em 32 países.
Por cá, consulte a Ajasom para ter uma experiência HEGEL
Luis Santos
Comentários
Enviar um comentário