Os dispositivos da iEAST transformam praticamente qualquer equipamento de som num flexível (e acessível) sistema “multiroom”
No entanto, para quem possua já um sistema de alta-fidelidade e tenha até investido em colunas amplificadas para algumas divisões, a aquisição de um sistema multiroom de raiz muito embora possa ser a solução ideal, não é a mais acessível.

A iEAST, a nova marca distribuída em Portugal pela Esotérico, promete uma verdadeira revolução: oferecer um sistema multiroom que tira partido do equipamento que o utilizador já possua e que é ao mesmo tempo extremamente flexível, fácil de instalar e… acessível.
São três os primeiros produtos da gama iEAST a chegarem a Portugal: o Audiocast, o SoundStream e o SoundStream Pro. Qualquer um destes produtos é compatível entre si e é capaz de criar um sistema de áudio multiroom a partir de equipamentos de som já existentes – desde cadeias hi-fi até pequenas colunas amplificadas.
A aplicação móvel gratuita iEAST Play, disponível para Android e iOS, controla o sistema, permitindo gerir todos os dispositivos a partir de um smartphone ou tablet.
Todos os dispositivos iEAST funcionam através da rede doméstica Wi-Fi e são compatíveis com as principais normas usadas para reprodução de música (DLNA, UPnP, Apple AirPlay…) e serviços de streaming – incluindo Spotify, Tidal, Pandora,TuneIn e iHeartRadio.
Além disso, são também suportados ficheiros de áudio de alta resolução até 24bit/192kHz e formatos de compressão sem perdas, como FLAC Lossless, graças à utilização de um potente DAC ESS Sabre (nos modelos SoundStream).
O Audiocast é o dispositivo mais simples e acessível da iEAST. Possui apenas uma saída analógica estéreo (tomada minijack de 3,5mm), uma tomada microUSB para alimentação e um botão WPS para sincronização com as definições WiFi do router.
Este é o equipamento ideal para uma divisão onde esteja já uma coluna amplificada – uma coluna Bluetooth, por exemplo – que pretendamos adicionar ao nosso sistema multiroom. Na caixa encontramos já um cabo USB para alimentação e um cabo estéreo de 3,5mm.
SoundStream
O SoundStream é o “cavalo-de-batalha” da gama iEAST. Baseado no mesmo sofisticado conversor digital/analógico (DAC) ESS Sabre usado em equipamentos com preços de milhares de euros, este é o componente ideal para transformar um sistema de alta fidelidade num “nó” de um sistema multirrom.
O SoundStream liga-se a uma rede doméstica por cabo Ethernet ou Wi-Fi (é incluída uma antena externa de elevado ganho) e a conectividade ao sistema de alta fidelidade é assegurada através de uma ligação digital ótica ou de analógica estéreo (minijack de3,5mm).
Apesar do seu preço extremamente acessível, o iEAST SounStream possui uma excelente qualidade de construção, com uma caixa em alumínio com acabamento escovado que não destoa ao lado de qualquer cadeia de hi-fi de alta qualidade. Além dos cabos do Audiocast, o SoundStream inclui também um transformador para alimentação via USB.
Face ao SoundStream normal, a versão Pro acrescenta uma porta USB para ligação de dispositivos de armazenamento e uma entrada analógica estéreo, alargando assim as possibilidades de acesso direto a fontes de música adicionais. Além disso, inclui ainda um comando à distância físico, que pode ser usado para controlo direto do equipamento, sem recurso à app iEAST Play.
Enquanto os sistemas multiroom de primeira geração incluíam frequentemente ecrãs LCD de controlo que encareciam imenso os equipamentos, os dispositivos da iEAST conseguem manter-se acessíveis optando pelo controlo através de smartphones e/ou tablets já existentes e de umaapp gratuita.
É a app iEAST Play, disponível na App Store da Apple ou na Google Play, que permite facilmente criar um sistema multiroom a partir dos dispositivos iEAST ligados na rede doméstica do utilizador.
A partir da app é possível gerir todos os dispositivos, definir modos de reprodução (diferentes fontes em diferentes dispositivos ou “party mode” com reprodução simultânea da mesma fonte em todos os dispositivos, por exemplo…) e fontes de música. Estas podem ser fontes locais (como PCs ou Macs, armazenamento em rede tipo NAS e servidores AirPlay ou UPnP) ou serviços de streaming de música gratuitos ou pagos – desde o Spotify e Tidal até serviços de Internet Radio tais como iHeartRadio e TuneIn.
Não existe um limite prático para o número de dispositivos ligados, pelo que não só qualquer equipamento de som já existente pode ser convertido num “nó” do sistema multiroom da iEAST, como posteriormente é fácil ir acrescentando mais dispositivos.
Comentários
Enviar um comentário