Wilson Audio YVETTE



As Yvette são as colunas de caixa única mais avançadas, mais refinadas e mais musicais da história da Wilson.


Quando pensamos na Wilson Audio, há uma forte propensão para ficarmos agarrados à herança da marca. É fácil fazê-lo. O lugar da Wilson na indústria e na história do áudio é formidável, mesmo extraordinário. O passado da Wilson é glorioso e é algo que a maior parte das marcas de colunas não conseguem reclamar para si. 

No entanto, para alguns, uma rica herança pode ser um entrave e, de algum modo ironicamente, um obstáculo comercial. Para a Wilson, o posicionamento perene no mercado como fabricante de colunas de som de topo, pode sobrepor-se ao simples facto de que se conservem nos limites tecnológicos.



As novas Yvette baseiam-se na rica tradição dos modelos anteriores, as Wilson WATT/Puppy transformaram literalmente o mercado das colunas de topo dos anos oitenta e as Sophia foram apreciadas pela sua combinação única entre a musicalidade e a acessibilidade, com as tradicionais virtudes da Wilson, tais como a resolução dinâmica e o palco sonoro. Mas, as novas Yvette derivam a sua tecnologia de base directamente do enorme reservatório de pesquisa e desenvolvimento do que será, talvez, a mais prolífica era de inovações da Wilson até à data. 


Os últimos modelos da Wilson, as Sasha Series 2, as Alexia e as líderes Alexx, todas elas serviram também de base de informações para as Yvette. Em alguns dos casos, até incorporam componentes idênticos. E, tal como nas Alexx, as Yvette foram desenvolvidas ao mesmo tempo que o novo projecto do Dave Wilson, as WAMM.


Tal como todas as colunas recentes da Wilson, as Yvette são directas beneficiárias da pesquisa de referência em materiais compostos efectuada pela marca, sendo que este trabalho é proporcionado por tecnologias a laser. Para além da utilização dos melhores materiais para as caixas, a arquitectura das Yvette provém de dois factores: o desempenho no domínio temporal e uma extremamente baixa contribuição nas ressonância e nas vibrações.

As caixas são elaboradas principalmente a partir de dois compostos desenvolvidos pela Wilson, a saber, o X-Material de terceira geração (um material composto extremamente bem amortecido e inerte) e o S-Material (desenvolvido para um desempenho invulgar nas gamas médias).



Em conjunto com o projecto WAMM, a Wilson Audio completou, recentemente, mais uma nova onda de pesquisas em tecnologias para altifalantes de agudos, bem como em materiais para altifalantes. As cúpulas dos altifalantes de agudos são em berílio e em diamante, uma escolha comum para muitos engenheiros de colunas de som. Estes desenvolvimentos foram testados e rigorosamente comparados com a última das versões do Wilson Convergent Synergy Tweeter. Se bem que muitos destes projectos se apresentassem como promissores no papel, todos eles acabaram por perder na musicalidade, na naturalidade da resolução e na coerência dos altifalantes de agudos da Wilson.

As Yvette empregam a versão MK III do Convergent Synergy Tweeter, também já encontrada nos modelos Sasha Series 2 e Alexx. A versão MK III incorpora as últimas tendências da Wilson no que diz respeito à difracção de ondas traseiras e às câmaras traseiras de ultra baixa ressonância. Conjuga-se de forma imperceptível com o altifalante de médios especial da Wilson, o qual é o mesmo já encontrado nas Alexandria XLF. 



O altifalante de graves é de 10 polegadas e foi escolhido para as Yvette de entre dois originalmente desenvolvidos para as Alexia. Trata-se de um modelo primo do já utilizado nas Alexx e que irá ser utilizado nas futuras WAMM. Esta novíssima série de altifalantes para graves é parcialmente responsável para um especial lote de características únicas, tais como o contraste dinâmico, o impacto, a velocidade e a musicalidade. Uma vez instalado nas caixas das Yvette, as quais foram optimizadas para estes altifalantes, quer em termos de volume, quer em termos de controlo de ressonâncias, proporcionam novos horizontes de precisão musical, de extensão e de dinâmicas em tais colunas compactas.

Desempenho no domínio temporal.
Se bem que não afináveis no domínio temporal tal como nos modelos modulares e de maior porte da Wilson, as Yvette beneficiam dos protocolos patenteados da marca. A Wilson continua a ser a única marca de colunas do mundo que compreende na totalidade os artefactos musicais causados pelos problemas endémicos relacionados com o domínio temporal em sistemas com múltiplos altifalantes.



Cortesia da Imacústica





Comentários