Fortis Dornier GMT




Um relógio, quatro elementos

O Dornier GMT representa num só modelo toda a gama da marca suíça: 
Espaço, Ar, Terra e Água



A Sociedade de Relojoaria Independente, que desde o final de 2016 é o novo representante e distribuidor oficial da Fortis em Portugal, apresenta o cronógrafo Dornier GMT.

Um dos mais belos modelos da coleção Aviatis da marca suíça, o Dornier GMT é baseado no calibre mecânico automático ETA 7754, modificado pela Fortis. Este calibre é uma variante mais exclusiva do lendário movimento Valjoux 7750.

A implementação do ETA 7754 feita pela Fortis é extremamente original e deu origem a um relógio com uma estética ao mesmo tempo única e clássica. Aqui, a janela de data foi movida discretamente para a posição das 6h00 horas, integrada no contador de 12 horas do cronógrafo; e o ponteiro GMT – com a ponta em forma de avião e controlado de forma independente – apresenta um segundo fuso horário através da escala secundária integrada no bisel cerâmico do relógio.





O mostrador é equilibrado com o logótipo da marca às 3h00 e o símbolo da Dornier (o fabricante aeronáutico alemão fundado em 1922 e que dá o nome a este modelo) às 9h00. A cor azul, usada pela Dornier, surge também em detalhes como ponteiros do cronógrafo, os numerais do segundo fuso horário no bisel ou o pesponto contrastante sobre a bracelete em pele preta.

A execução da caixa em aço com 42mm de diâmetro inclui ainda vidro de safira com revestimento antirreflexo interior e exterior, fundo em vidro para observação do movimento – que inclui um rotor especialmente desenhado e revestido a PVD – e aplicação de Superluminova nos numerais e ponteiros para visibilidade no escuro.

Para a Fortis, este é o modelo que melhor destila o espírito de toda a sua coleção: “A nova caixa ‘Cosmonauts’ representa o Espaço; os ponteiros e a legibilidade perfeita representam o Ar; a Terra é simbolizada pelos dois logos [da Fortis e da Dornier]; e a escala GMT azul no bisel representa a Água”.






Características técnicas

Movimento
Mecânico automático ETA 7754
25 rubis, reserva de marcha de 48 horas, rotor exclusivo

Caixa
Aço inoxidável bicolor (acabamento polido/escovado)
42 mm de diâmetro com fundo em vidro
Vidro de safira com revestimento antirreflexo em ambos os lados

Mostrador e ponteiros
Mostrador preto com numerais e índices em relevo e revestimento com Superluminova verde. Ponteiros das horas e minutos com revestimento luminescente verde. Ponteiros das funções cronográficas em azul; ponteiro do segundo fuso horário em branco “aviation-look” e logo da Dornier às 9h00.

Funções
Cronógrafo, horas, minutos, contadores de 30 minutos e 12 horas, indicador de data às 6h00, indicação GMT no bisel de cerâmica.

Diversos
Caixa em pele. Opção: bracelete especial “Leather performance” da Fortis


Comentários